Artigos

Você Compete com seus Clientes?

 

Há pouco tempo atrás, numa madrugada insone vendo um programa de tv, alguém disse que a Lego lançou uma atualização de um produto campeão, (acho que o Mindstorms) e acabou recebendo uma série de feedbacks vindos de 20.000 usuários. Eles ficaram pasmos, e em uma sinuca, pois  as pessoas não estavam só falando. Mas, estavam fazendo alterações e correções em seu produto, que iam desde a formatação do kit de robôs de brinquedo, até modificações nas linhas de código do software gerenciador. Por um momento a empresa ficou sem saber o que fazer, pois pelas teorias clássicas da administração, deixar usuários tomarem o controle do design, oferta e do produto é inaceitável. Além de parecer perigoso só imaginar dar este poder aos consumidores, coisa nunca vista antes, e em tal proporção.

A Nova Era do Consumo

 

Acabamos de ultrapassar a primeira década do século XXI, e com ela, deixamos para trás uma série de paradigmas e velhos modelos sobre como pensar as relações de consumo. Desde que surgiram as chamadas escolas de administração científica e, posteriormente os hits estratégicos, econométricos, demográficos e estatísticos do marketing tradicional, muita coisa mudou. Agora, qualquer criança faz swot na escola e muitos sequer sabem algo do passado. O pensamento estruturalista deu seu canto do cisne e o controle foge dos planos quinquenais das mega corporações, muitas delas, aliás, em crise de identidade e à beira da falência por incompetência, arrogância e falta de visão. Mas, não é preciso chorar, já vai tarde esta via superada de gestão.

As 7 Leis da Liderança Eficaz

 

Dizem que existe um mistério no mundo e ele se reflete na causalidade, ou seja, na forma pela qual as coisas acontecem deste ou daquele modo. Nas organizações não poderia ser diferente, só que é mais simples de analisar que o mundo em suas complexas inter relações, pelo menos é um ambiente restrito. E neste ambiente, nada mais importante que saber fazer as coisas acontecerem em suas programações esperadas, ou seja liderar. Mas o que é importante mesmo para um lider?