Objetivo
- Compreender o papel que o gestor e líder deve ter no momentos de crise;
- As funções críticas do gestor: contratar, desenvolver, motivar e demitir;
- Como contratar o "melhor dos melhores" e evitar o "pior dos piores";
- Desenvolver os liderados para enfrentar situações difíceis;
- Obter melhor desempenho da equipe em situações adversas;
- Trabalhar a motivação da equipe mesmo tendo que demitir pessoas;
- Como obter comprometimento do liderado em épocas difíceis;
- Manter ambiente de cooperação para superar as dificuldades;
- Montar forças tarefas para eliminar problemas decorrentes do momento;
- Como conduzir reuniões, focando o melhor desempenho das pessoas;
- Manter o foco no cliente e atingir os resultados, mesmo em crise;
- Dar melhores feedbacks positivo e corretivos, para melhorar desempenho;
- Delegar de forma mais eficaz em momentos de estresse;
- Potencializar o desempenho da equipe e estimular os talentos;
- Manter a equipe focada na superação da crise e comprometida.
Metodologia:
Este programa apresenta ferramentas práticas para serem aplicadas no dia a dia, verifica por instrumento, quais as competências devem ser desenvolvidas em momentos de crise, para superar os obstáculos e manter os objetivos estratégicos da empresa em foco.
Será desenvolvido em formato de workshop, aplicando-se estudos de casos, exercícios, testes e simulações, onde os participantes serão colocados em situações reais de crises e conflitos para resolverem a situação com as ferramentas apresentadas no curso.
Publico Alvo
Coordenadores e líderes de equipe e de pessoas, que precisem obter mais efetividade nas tarefas em momentos de crise.
Programa
1. Aplicação do instrumento de instrumento de verificação de competências
- Características necessárias para solucionar situações de crise;
- Drives motivacionais das energias de competências do gestor e líder;
- Competências objetivadas em situações de crises e conflitos;
Instrumento: Comportamento + Drives + Competências.
2. O que a empresa espera do gestor e líder, durante as crises?
- Papeis e responsabilidades do gestor e líder;
- Competências e atitudes frente a situações difíceis;
- Cumprimento de metas, mobilização para o resultado;
- Contratar com qualidade e desenvolver fortemente as competências;
- Motivar apesar das turbulências de mercado e da crise;
- Avaliar desempenho objetivamente e demitir se não entregar resultados
Atividade: Perfil do líder em situações de crise.
3. Líder mobilizador de pessoas solucionador de problemas
- Mobilizar pessoas para a busca do resultado;
- Clareza nos objetivos, nas metas e resultados esperados;
- Delegação - orientação, ensinar e apoiar eficazmente;
- Cobrar de resultados, tanto individual, como da equipe;
- Criar visão para mobilizar e desenvolver ambiente propício;
- Encorajar pessoas e equipe em momentos difíceis;
Simulação: Uma situação para mobilizar pessoas.
4. Líder desenvolvedor - condutor e treinador
- Como orientar nas tarefas e atividades difíceis;
- Desenvolvendo a autoconfiança do liderado para fazer a tarefa;
- Como criar responsabilidade no liderado e assumir riscos;
- Como conduzir o liderado para que tenha autonomia de resolução;
- Aplicação de técnicas de treinamento para o desenvolvimento;
Atividade: Praticando o coach tático e o coach estratégico;
5. Alto desempenho e eficácia da equipe
- As dimensões da eficácia de uma equipe;
- Como obter excelente desempenho das pessoas;
- Empowerment e autonomia da equipe;
- Transformando um desempenho ineficaz em eficaz;
- Tratar as pessoas como vencedoras;
Atividade: Aferindo o desempenho da equipe. Avaliação de feedback.
6. Persuasão racional do líder
- Um guia prático de como se expressar de modo claro e eficaz;
- Linha de raciocínio informações e poder de convencimento;
- Como manter uma conversa interessante;
- Carisma é uma questão de centrar o diálogo no outro;
- Argumento, réplica, tréplica e síntese;
- Causando impacto desejado e induzindo a ação;
Atividade: Dramatização - persuasão racional.
7. Mantendo a equipe focada e comprometida
- Estratégias e técnicas para a produtividade contínua na equipe;
- Como identificar e atingir alvos na sua equipe;
- Como estimular a identidade e interdependência;
- Como promover diálogos e reuniões produtivas;
- Como lidar com os conflitos internos na equipe;
- O que fazer com membros improdutivos ou ausentes;
- Lidando com pessoas competentes, mas, desmotivadas.
Atividade: Estudo de caso.
8 - Estabelecendo metas e objetivos
- Prioridades de trabalho e metas eficazes;
- Como estabelecer metas desafiadoras - equipe e liderados;
- Como lidar com os obstáculos da fixação de metas;
- Monitorar metas importantes e avaliar realização do objetivo;
- Avaliando e maximizando o sucesso das metas.
Atividade:Dinâmica de grupo.
9. Tomando decisão e solucionando problemas
- Qual é a diferença em tomar decisão e solucionar problemas;
- Técnicas e estratégias para tomar decisão;
- Avaliar as alternativas e escolher a melhor solução;
- Como definir problemas para solucioná-los;
- Implementar, monitorar e ajustar suas soluções;
- Tomada de decisão eficaz - gerar opções e pesar alternativas.
Atividade: Jogo de decisão.
10. Conduzindo reuniões produtivas
- Tipos de reuniões - informativas, decisórias...
- Por que as reuniões tendem a serem improdutivas?
- Guia prático de planejamento de reuniões;
- Conduzindo a reunião e obtendo a participação;
- Como lidar com comportamentos problemáticos;
- Como manter a reunião produtiva e no foco;
- Acompanhamento eficaz de uma reunião;;
Atividade: Simulação e discussão.
11. Mantendo o Foco no objetivo - empresa e equipe
- Como mapear o processo de relacionamento e de serviço;
- Como avaliar a qualidade do serviço e aperfeiçoar o processo;
- Como construir o relacionamento, antecipando necessidades;
- Como descobrir e oferecer valor extraordinário aos ás áreas internas;
- Como agregar valor nas etapas de relacionamento com o cliente.
Atividade: Ferramenta prática de verificação.
Graduado em Comunicação Social e Pós graduado em Administração de Empresas e Marketing & Propaganda pela New York State University.
Professor, autor dos livros: LIDERANDO EQUIPES, HABILIDADES DE NEGOCIAÇÃO, NEGOCIAÇÃO PARA COMPRADORES, NEGOCIAÇÃO AVANÇADA, VENDAS COM PNL, editados pela NOBEL, NEGOCIANDO EM QUALQUER SITUAÇÃO, Editado pela Saraiva e MARKETING PROFISSIONAL E PESSOAL (no prelo).
DHE® com certificação de Dr. Richard Bandler e Máster em PNL, realizado com cursos do criador Dr. John Grinder. Formado em Análise Transacional.
Coach com certificação internacional pela ICC – International Coach Community dedicando-se a coaching em liderança, gestão de pessoas e executivos.
Atuou como executivo nas empresas: Fleischamenn & Royal Kraft), Santa Marina (Saint Gobain), Incepa (Roca), Portobello e Eletrolux.
Como consultor atuou nas empresas: ALPARGATAS, AMBEV, BASF, BOSCH, CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, CREDICARD, DURATEX, KIBON, FORD, ITAUTEC, MERCEDES-BENZ, PHILIPS, PRODAM, TECBAN, SCHNEIDER ELÉTRIC, SEW, SULAMÉRICA, VOLVO, VOTORANTIN, entre outras.