Artigos

Faça a Diferença. Valorize as Diferenças!

A valorização das diferenças nas empresas pode representar uma melhoria na qualidade de vida do trabalho. No ambiente externo, nas relações com o mercado e a sociedade, as iniciativas que priorizam a valorização das diferenças podem significar uma expressiva melhoria na imagem de marca. A globalização exige novas demandas e desafios. Produtividade, competitividade e compromisso social são requisitos básicos de sustentabilidade e sucesso dos negócios.

Diversidade Corporativa: Um novo fator de competitividade

A diversidade no ambiente interno empresarial pode representar uma melhoria na qualidade de vida do trabalho.
No ambiente externo, nas relações com o mercado e a sociedade, as iniciativas que priorizam a diversidade podem significar uma expressiva melhoria na imagem de marca. Este novo cenário mundial da gestão empresarial é resultado da globalização que exige novas demandas e desafios.

A importância da tutoria no e-Learning


No Brasil, o número crescente de universidades corporativas é sinal que a cada dia aumenta a necessidade de fortificar a gestão do conhecimento para que a organização se mantenha competitiva e lucrativa. Uma das grandes ferramentas utilizadas para a consolidação do ensino nas universidades corporativas é o e-Learning. A tecnologia tem presença cada vez mais significante e expressiva, possibilitando o atingimento de um número maior de colaboradores em tempo reduzido.

Administrando o lado Humano das Mudanças


Em minha experiência como acadêmico e consultor e após outros 19 anos à frente de processos de mudança ocorridos no McDonald´s, observei que a Administração destas mudanças geralmente tinham sido especialmente descuidada com relação às transições, ou seja, aos aspectos e impactos psicológicos envolvidos nas mudanças que ocorrem a todo o tempo, no ambiente profissional e nos aspectos pessoais de seus funcionários.

As mudanças que nos afetam diariamente podem ocorrer no âmbito profissional ou empresarial, como mudanças de local de trabalho, na estrutura organizacional, na linha de produtos ou de mercados, ou mudanças pessoais, como a perda de um parente, o nascimento de um filho, uma mudança de cidade ou de emprego: as transições daí decorrentes geralmente são mal compreendidas e mal administradas.