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Os impactos da LGPD na gestão das empresas: as alterações nos processos e na cultura organizacional

Local: ONLINE

Horário: 8h30 às 12h30 (por dia)

Endereço: Microsoft Teams ou Zoom (Gratuita para os participantes)

Carga Horária: 12 horas (Divididas em 3 dias) | Investimento: R$ 1.495,00

Dias: 28, 29 e 30 de março de 2022 (3 dias)

O curso sobre Os impactos da LGPD na gestão das empresas: as alterações nos processos e na cultura organizacional tem como objetivo apresentar os conceitos básicos da LGPD e promover o entendimento geral da lei para iniciar as providências para sua implantação nas Empresas.
Familiarizar e sensibilizar os participantes com os aspectos específicos da legislação e com as exigências a serem atendidas em cada etapa do tratamento dos dados pessoais.
Nortear e orientar de forma ampla os participantes para atuarem na harmonização das políticas, processos e práticas vigentes nas empresas com os dispositivos legais obrigatórios constantes na LGPD e elaborarem um Plano de Ação para atingir este objetivo.
Apresentar os instrumentos administrativos a serem desenvolvidos e implantados nas empresas para a prática efetiva da LGPD.

Empresários, Diretores e Executivos responsáveis pela formulação e condução de Políticas e Estratégias de Recursos Humanos.
Profissionais que atuam na Área de Recursos Humanos que desejam obter uma visão do moderno enfoque de Gestão de Pessoas e de seus instrumentos operacionais.
Profissionais da área de Recursos Humanos e demais áreas, que buscam uma formação ou reciclagem dos conhecimentos em administração de cargos e salários.
Demais profissionais responsáveis, atuais ou futuros, pela supervisão, coordenação ou gerenciamento de pessoas nas Organizações.

1. Decifrando a LGPD
- Preliminares
- Origem e outros diplomas legais: Constituição Federal, Código de Defesa do Consumidor, Marco Regulatório de TI.
- A GDPR e alguns exemplos de sua aplicação na Europa.
- Ativos envolvidos no ciclo de vida do tratamento.
- Conceitos e principais termos de referência.

2. A estrutura da LGPD
- Aspectos gerais e princípios da lei 13.709, de 14/08/2018.
- A Lei 13.853 de 08/07/2019 e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)
- O que são Direitos do Titular: conceitos e exemplos
- O que significa Consentimento.
- Tratamento de dados de crianças e adolescentes.
- Transferência de dados pessoais para o exterior.
- O DPO: atribuições legais e perfil recomendado
- A Política de Privacidade e os Procedimentos para formalizar as etapas de coleta, tratamento, etc.
- O vazamento dos dados: conceito, ocorrências, consequências e providências.
- O Relatório de Impacto sobre a Proteção de Dados (RIPD)
- A Governança dos dados pessoais
- Criação de um Comitê de Implantação da LGPD
- A ANPD: suas atribuições e primeiras decisões.
- As multas administrativas

3. O impacto da LGPD na cultura interna das empresas e no RH
- A gestão das mudanças obrigatórias para a prática da LGPD pelas   empresas: nos processos e na cultura interna.
- O que o RH tem com isso? Os cuidados obrigatórios nos processos de Recrutamento e Seleção, Avaliação de Desempenho, Folha de Pagamento e outros.

4. Planejamento das ações
- Por onde começar? As primeiras providências.
- Planejamento e Cronograma das etapas / responsáveis / prazos
- Mapeamento do fluxo de dados
- Termo de Consentimento de empregados, diretores, prestadores, todos, sem exceção.
- Planilhamento dos componentes dos registros de dados
- Treinamento do quadro - executivos, cargos-chaves, atendentes, compradores, vendedores, motoristas, auxiliares, enfim, todos aqueles que se relacionam com o meio externo e coletam algum tipo de dado pessoal de alguém.
- Política de privacidade.
- Procedimentos e normativas específicas

5. A gestão de risco
- Gestão de riscos: incidentes
- Comunicação de incidentes à ANPD
- Auditoria periódica: conferir e confirmar se todos os procedimentos de tratamento dos dados estão sendo cumpridos.

Sérgio Lopes

Mestre (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978) Sistemas de Informações (Mauá, 1979) e em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Graduado em Administração (USP, 1974), com experiência profissional de 46 anos, tendo ocupado cargos técnicos e executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em diversas empresas.

Nos últimos 28 anos tem atuado como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade e Produtividade.

Neste período, prestou serviços de consultoria e/ou treinamento para mais de 80 diferentes Empresas e Organizações, públicas ou privadas, dos ramos: indústria, comércio, serviços e educação superior.

Atua ativamente na área educacional há mais de 34 anos, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação e MBA em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia e Espírito Santo e Facilitador em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional.

Atua, também, como Palestrante e possui artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet.

No exercício do voluntariado foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996) e do Prêmio Gestão Banas (2008/2011).

É membro do GEES - Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP.

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*Inclui todo o material didático digital. Certificado de participação digital.

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