Cursos

Recrutamento e Seleção por Competência

Local: Espaço Paulista

Horário: 8h30 às 17h30

Endereço: Avenida Paulista, 807 - 17º andar

Carga Horária: 16 horas | Investimento: R$ 1.485,00

O curso de Recrutamento e Seleção por Competência tem como objetivos:
Apresentar e discutir o modelo sistêmico dos processos de Recrutamento e Seleção, mostrando a integração entre seus diversos componentes e etapas e sua integração com os demais processos internos de Gestão de Pessoas nas Organizações.
Desenvolver habilidades para realização dos processos de Recrutamento e Seleção por Competências alinhados às expectativas, objetivos e metas estratégicas das Organizações.
Apresentar conceitos, técnicas e ferramentas para um eficaz processo de Recrutamento e Seleção por Competências, abrangendo:
- Especificações de perfil do cargo para R&S;
- Entrevistas por competências (o que são e por que utiliza-las);
- Elaboração de roteiros de entrevistas por competências (o que deverá realmente ser abordado);
- Políticas de gestão de pessoas relacionadas à R&S;
- Modelos de tomada de decisão para escolha do candidato mais adequado;
- Outros conceitos, técnicas e ferramentas que contribuem para a eficácia dos processos.
Oferecer modelos de documentos e de métricas de retenção que sirvam para registro, acompanhamento e controle das ações realizadas durante os processos de recrutamento e seleção por Competências e medição da eficácia da contratação efetivada.

Profissionais em geral comprometidos com os processos de Recrutamento e Seleção das  Organizações  e que desejam tornar suas contratações  mais produtivas e eficazes.

Módulo I – O processo de Recrutamento
1. O que é Recrutamento.
2. Causas das demandas por profissionais nas Organizações.
3. Como prevenir as demandas por pessoal: Integrando o Recrutamento ao Planejamento Estratégico da Organização.
4. Competências organizacionais e competências funcionais:
    4.1. Conceitos,
    4.2. Características, exemplos e sua importância na definição do perfil do cargo.
    4.3. O mapeamento de competências como instrumento de gestão estratégica de pessoas.
5. O processo de recrutamento de pessoal e sua integração com os demais instrumentos de gestão de pessoas da Organização.
6. Modelos de política e de procedimento de recrutamento de pessoal.
7. Como utilizar as competências e habilidades no processo de Recrutamento.
8. Recrutamento interno x recrutamento externo: vantagens, desvantagens e cuidados a serem considerados na escolha do modelo a ser adotado.
9. Fontes de recrutamento x público-alvo.
10. A legislação aplicável no processo de recrutamento.
11. Fases do Recrutamento: Planejamento e execução.
12. Recrutando para o futuro: A importância da formação de um banco de dados de currículos.

Módulo II – O processo de Seleção
1. A Seleção de pessoal: conceito básico.
2. Modelos de política e de procedimento de seleção de pessoal.
3. Etapas do processo de Seleção por Competências.
4. Critérios de Seleção: competências e requisitos obrigatórios e desejáveis.
5. Como utilizar as competências e habilidades no processo de seleção.
6. Técnicas de Seleção para avaliar as Competências: entrevistas e testes.
7. Planejamento das Entrevistas de Seleção: cuidados a considerar para uma entrevista de sucesso.
8. Modelos de entrevistas por Competências:
    8.1. O que é “Entrevista por Competências”
    8.2. Como escolher as competências que serão focadas durante a entrevista.
    8.3. Como elaborar as questões.
    8.4. Qual a sequência correta da abordagem.
    8.5. O registro das respostas.
    8.6. Quando e como desdobrar a abordagem para melhorar o entendimento da resposta.
9. Outras abordagens durante as entrevistas de Seleção: questões pessoais, familiares e sociais.
10. Observações durante as entrevistas de Seleção.
11. O que evitar nas entrevistas de Seleção.
12. A utilização de provas e testes no processo de Seleção por Competências.
13. A decisão com base nos resultados das diversas etapas de Seleção.
14. O feedback para os não escolhidos: Quando, como e por que fornecer.
15. O “dia seguinte” da Seleção eficaz: A contratação, a integração e o acompanhamento do novo colaborador.

Módulo III – Modelos de Indicadores de Eficácia dos Processos de Recrutamento, Seleção, Contratação e Retenção.
1. Indicadores: o que são e para que servem.
2. Indicadores de Recrutamento.
3. Indicadores de Seleção.
4. Indicadores de Contratação e Retenção de Pessoal.
5. Exercícios práticos de montagem de Indicadores de eficácia dos processos de Recrutamento e Seleção.

Sérgio Lopes

Mestre em Administração de Empresas (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979), em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Bacharel em Administração (USP, 1974).
Sólida trajetória profissional construída ao longo de 54 anos de atividades exercidas em diferentes tipos de Organizações, tendo ocupado por vários anos, cargos executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em empresas de médio e grande porte.
Há 36 anos trabalha como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.
 
Atua há mais de 38 anos na área educacional, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação e MBA em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia, Amazonas e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País.

Conteudista e tutor de disciplinas de Cursos de Graduação e PG, modalidade EAD, plataforma Moodle.

Atua também como Palestrante em Entidades de Classe e em Instituições de Ensino Superior, Pesquisador em suas áreas de atuação e Articulista, possuindo artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet.

No exercício do voluntariado foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996), do Prêmio Gestão Banas (2008 a 2011) e do Prêmio PBQP-H (2010), membro da AAPSA - Associação Paulista de Gestores de Pessoas (2008/2013) e desde 2007 é membro do GEES - Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP.

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*Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.

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