Cursos

Como organizar e implantar a área de Recursos Humanos nas organizações

Local: Espaço Paulista

Horário: 8h30 às 17h30

Endereço: Avenida Paulista, 807 - 17º andar

Carga Horária: 16 horas | Investimento: R$ 1.485,00

O curso Como organizar e implantar a área de Recursos Humanos nas organizações tem como objetivo apresentar conceitos, modelos e instrumentos para uma adequada organização e implantação da área de Gestão de Pessoas integrada a Visão, Missão e Objetivos da Organização e focada em resultados. Oferecer contribuições para o desenvolvimento da visão sistêmica dos participantes quanto às integrações dos instrumentos de gestão de pessoas. Mostrar como estes processos se correlacionam com os objetivos estratégicos das Organizações. Orientar os participantes na formulação, implementação e acompanhamento de programas de gestão de pessoas. Delinear a interface entre Gestão de Pessoas e a Gestão Organizacional.

Empresários, executivos e profissionais em geral comprometidos com os Recursos Humanos das empresas. Profissionais da área de Recursos Humanos que pretendem adquirir ou aperfeiçoar uma metodologia de organização e implantação da área de Recursos Humanos nas empresas. Todos aqueles que atuam ou que pretendem atuar como gestores ou consultores em Recursos Humanos.

Módulo I - Definição de objetivos e elaboração do diagnóstico atual
- Definindo objetivos estratégicos para as atividades de gestão de pessoas na Organização;
- O planejamento estratégico da Organização como norteador das ações de Recursos Humanos;
- Diagnóstico inicial: Como estamos hoje?
- Relatório e Plano de Ação com base no diagnóstico e nos objetivos estratégicos definidos;
- Estabelecendo prioridades;
- A primeira preocupação: Como estão as relações trabalhistas;
- Conhecendo nossas fronteiras: A Constituição Federal, a CLT, a Convenção Coletiva e outros aplicáveis na Organização;
- Reclamações trabalhistas existentes e suas causas;
- Situação dos principais indicadores de recursos humanos: causas, tendências e gravidade.

Módulo II - Planejamento da Mudança - Conhecendo melhor o público interno com o auxílio da Pesquisa de Clima Organizacional
- Definição de prioridades e elaboração do Plano de Ação para a mudança;
- Qual a melhor denominação para a área?
- Hierarquia e atribuições organizacionais;
- Planejando os recursos necessários: pessoas, espaço, equipamentos, sistemas, etc.

Módulo III - Desenvolvimento dos primeiros produtos
- Elaborando as Políticas de Gestão de Pessoas para a Organização;
- Definições, Padronizações e formalizações de processos-chaves.

Módulo IV - A efetiva operacionalização e consolidação da área
- Introdução dos demais instrumentos de gestão de pessoas;
- Definição de novos indicadores de gestão de pessoas;
- Avaliando resultados e ajustando o rumo face aos objetivos definidos;
- Fatores Críticos de Sucesso.

Sérgio Lopes

Mestre em Administração de Empresas (Metodista, 1985, Pequenas e Médias Empresas), Pós-Graduado em Análise de Sistemas (FAAP, 1978), Sistemas de Informações (Mauá, 1979), em Administração Financeira (Fecap, 1981) e Bacharel em Administração (USP, 1974).
Sólida trajetória profissional construída ao longo de 54 anos de atividades exercidas em diferentes tipos de Organizações, tendo ocupado por vários anos, cargos executivos nas áreas de Organização, Sistemas e Tecnologia da Informação em empresas de médio e grande porte.
Há 36 anos trabalha como Consultor Empresarial nos mais diferentes tipos e portes de Organizações participando de projetos nas áreas de Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, Organização, Sistemas e Métodos, Organização e Planejamento Empresarial, Mapeamento de Processos, Sustentabilidade, Qualidade (Total e ISO 9000) e Produtividade.
 
Atua há mais de 38 anos na área educacional, tendo acumulado experiência como Docente e Coordenador em cursos superiores de graduação e docente em cursos de pós-graduação e MBA em Instituições de Ensino Superior de São Paulo, Bahia, Amazonas e Espírito Santo e Instrutor em Cursos de Capacitação e Desenvolvimento Profissional, tendo lecionado e/ou lecionando em Universidades Corporativas e Entidades de Ensino Livre em diversos Estados do País.

Conteudista e tutor de disciplinas de Cursos de Graduação e PG, modalidade EAD, plataforma Moodle.

Atua também como Palestrante em Entidades de Classe e em Instituições de Ensino Superior, Pesquisador em suas áreas de atuação e Articulista, possuindo artigos publicados sobre gestão de mudanças, de empresas e de pessoas, em jornais, revistas e sites da Internet.

No exercício do voluntariado foi examinador do Prêmio Nacional da Qualidade (1996), do Prêmio Gestão Banas (2008 a 2011) e do Prêmio PBQP-H (2010), membro da AAPSA - Associação Paulista de Gestores de Pessoas (2008/2013) e desde 2007 é membro do GEES - Grupo de Excelência de Ética e Sustentabilidade, do CRA/SP.

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*Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.

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