Cursos

Mapeamento de Processos

Local: Espaço Paulista

Horário: 8h30 às 17h30

Endereço: Avenida Paulista, 807 - 17º andar

Carga Horária: 16 horas | Investimento: R$ 1.485,00

O curso de Mapeamento de processos tem como objetivo permitir aos participantes que identifiquem através dos processos organizacionais, quais são as oportunidades existentes para gerar um maior valor para organização, usuários e clientes.
Buscar uma maior integração e direcionamento para os resultados da organização, identificando quais são os recursos necessários; Desenvolver as competências necessárias para garantir a melhor execução das rotinas nas diferentes áreas, bem como na busca de melhorias incrementais.
Trabalhar as diferentes fases do mapeamento de processo, contemplando as etapas, ferramentas, metodologia e forma de monitoramento. Mostrar as vantagens do continuo monitoramento, integrando os processos com indicadores de Desempenho para garantir a performance organizacional.

Profissionais envolvidos no gerenciamento, coordenação, liderança ou participação em processos de diversos segmentos.

1) O que significa “processo” e o que são “processos organizacionais”?
a. Conceito
b. Tipos de Processos
c. Processos Organizacionais
d. Porque é fácil culpar um processo?

2) O que é Mapeamento de Processos (Modelagem)?
a. Conceito
b. Visão para Organização
c. Porque é importante conhecer o Processo – Foco no problema
d. Porque devemos Mapear Processos?
e. Mapeamento - Objetivo, Simbologia, Etapas
f. Exercício

3) Elementos do Mapeamento de Processos (Modelagem)
a. Hierarquia / Níveis do Mapa de Processos
b. Exemplos Reais de Processos Mapeados
c. Estrutura do Mapeamento – Atores/agentes e raiais
d. O Conceito do “Escapograma”
e. Exercício

4) Ferramentas suporte para Modelagem
a. Sistemas existentes
b. Ciclo PDCA de análise para Melhoria
     • Ferramentas de análise
c. Exercício

5) Fases da Modelagem dos Processos
a. Entendimento do “AS IS” – Como é?
b. Avaliação do “AS IS”
c. Projeto do Processo do “TO BE” – Situação Futura (Redesenho)

6) Planejando a mudança nos Processos
a. Arquitetura da Gestão do Negócio
b. Gestão de Processos – Controles e Ferramentas
c. Ação – Como proceder

7) Processo Ideal – O que deve conter?
a. Processo ideal – O que deve conter?
b. Geração dos entregáveis
     • Detalhamento das Atividades
     • Procedimento (Modelos) – exercício
     • Matriz de Atribuição – Benefícios e “como” gerar - Exercício
     • Sinalizadores – Métricas de Performance / Indicadores – Definição - Exercício

Fernando Albuquerque

Mestre em Administração de Empresas - UFRGS. Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na PUC/RS. Professor do curso de pós-graduação no curso de Administração de Empresas na Universidade Ritter dos Reis.

Professor do curso de pós-graduação em Gestão da Qualidade na Universidade Franciscana de Santa Maria/RS. Tem mais de 17 anos de experiência em empresas multinacionais e nacionais, com atuação nas áreas de produção, processo, qualidade e marketing. Palestrante (Nacional e Internacional), mais de 50 palestras em diferentes áreas; Atuou em projetos para Petrobras, John Deere, Springer Carrier e outras empresas.

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*Inclui todo o material didático necessário, certificado e coffee-break.

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