Artigos

Alô RH, o eSocial foi adiado (mais uma vez). E agora?

Em 12 de setembro de 2013, eu escrevi e publiquei um artigo com o título “ALO RH, O ESOCIAL CHEGOU. E AGORA?” no qual, dentre outros comentários, sugeri aos gestores de Recursos Humanos que assumissem a frente do projeto de implantação do eSocial em suas empresas.

Agora, depois de muitas marchas e contramarchas, fomos todos informados que o calendário para implantação do eSocial sofreu uma prorrogação, invadindo 2015, ampliando o prazo necessário para o processo de aprendizagem do modelo e adaptação dos processos internos.

Comprometimento - Uma vida de mão dupla

Você, meu amigo empresário ou gestor, que reclama de que falta comprometimento por parte de seus colaboradores, já pensou que talvez falte comprometimento por parte da sua empresa para com eles?

Saiba você que comprometimento é uma via de mão dupla. Quem cobra comprometimento de alguém tem que se comprometer com este alguém também. Assim é na vida pessoal, com nossos amigos, familiares e com a nossa “cara metade”, não importando aqui se esta “cara metade” é um (a) namorada (o), noiva (a), esposa (o), ou apenas, um caso especial.

 

O líder e o Gestor

Os líderes de hoje parecem estar perdidos! Eles olham a paisagem e encontram o seu próprio discurso progressista materializado: um mundo em transformação ao seu redor que gira bem mais rápido do que se possa manter-se em equilíbrio.

Perguntas clássicas em uma entrevista

Todos os profissionais almejam melhorar na carreira. Seja na posição atual, em qualquer empresa, seja buscando outras oportunidades. No caso  da segunda opção, uma das situações mais corriqueiras que você terá de enfrentar numa entrevista de emprego, será responder a uma série de perguntas que escapam à sua compreensão. Por mais que você já tenha escutado esta ladainha antes, elas sempre deixam o candidato surpreso. Mas, saiba que elas são pronunciadas justamente para fazer valer sua reação e, assim, poderem analisar sua postura.